sábado, 4 de maio de 2013

Arritmias Cardíacas



        As arritmias são alterações dos batimentos cardíacos. Elas podem ser por aceleração do coração, lentificação do coração, batimentos irregulares ou combinação de algumas delas. Elas são de importância pois algumas delas pode representar risco de parada cardíaca ou são fatores de risco para outros problemas como acidente vascular cerebral e , dessa forma, devem ser diagnosticadas e tratadas de forma eficaz para minimizar os riscos.
            Os sintomas mais comuns incluem:
·         Palpitações
·         Cansaço
·         Falta de ar
·         Tonteiras
·         Sensação de desmaio
·         Desmaios

Existem várias formas de se conduzir um paciente com arritmia que pode ser desde não fazer nada até procedimentos invasivos como implantes de marca-passo, cardio desfibriladores implantáveis, estudo eletrofisiológico e ablação (fazer a cauterização por radiofrequência da área cardíaca responsável pela arritmia). Também o médico deve estar atento às causas que podem estar por trás das arritmias como medicações, distúrbios da tireóide, doenças renais, uso de drogas ilícitas, doenças das válvulas cardíacas, doença coronariana (entupimento de artérias que alimentam o coração), desequilíbrio do estado de hidratação e dos minerais do organismo e alterações da estrutura do coração (podendo ser congênitas ou adquiridas).
O cardiologista deve estar sempre atento pois essa é uma das áreas mais complexas da cardiologia que, por isso, existem especialistas que só fazem isso: os arritmologistas. Se você tem sintomas que sugerem a existência de arritmias, não demore em procurar seu médico.

3 comentários:

  1. não encontrei esta especialidade no orientador médico do meu plano de saúde. como posso chegar a um especialista?o sr. é arritmologista?dos 6 sentomas discritos tenho 4 e sou de uma família que sofre do coração.sou marilene dos santos almeida e tenho 46 anos,moro em Angra dos Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Marilene, procure primeiro um cardiologista clínico.
      Eu estou no Rio, capital, teria prazer em ajudá-la. Não sou arritmologista porém a primeira avaliação deve ser feita SEMPRE pro um cardiologista. Os sintomas sugerem arritmia mas podem er devido a outras patologias.
      Querendo, deixe seu contato por e-mail.
      Um grande abraço e obrigado!
      alexamorim73@gmail.com

      Excluir