segunda-feira, 6 de maio de 2013

Doença Arterial Periférica



       Uma doença relacionada a níveis altos de colesterol, pressão alta , diabetes e ao tabagismo é a doença doença arterial periférica. Podendo atingir potencialmente o corpo todo, comumente afeta a aorta e as artérias dos membros inferiores (pernas).
         Na medida que os fatores de risco não são controlados, placas de gordura vão surgindo e crescendo na parede das artérias e, progressivamente, reduzindo o fluxo sanguíneo. Usualmente quando os sintomas aparecem já existe uma doença avançada que requer, muitas vezes, tratamento cirúrgico de desobstrução e, nos casos mais graves, amputação do membro acometido.
         Os sinais e sintomas são variáveis e podem ser:
·       Dor que aparece quando faz esforço e desaparece no repouso;
·        Fraqueza na área acometida
·       Atrofia do membro acometido (se tornar mais fino, pelos caem);
·       Feridas que podem ser espontâneas que demoram a cicatrizar (ou não cicatrizam);
·       Palidez ou cianose (coloração azulada) na pele da área acometida;
·       Gangrena
O mais importante é prevenir a doença arterial periférica evitando seus fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol alto e cigarro). Caso ela já tenha aparecido, controla-los e, fundamentalmente, parar de fumar, são de suma importância. Vale ressaltar que está profundamente relacionada ao cigarro e que, além de amputações e infecções que podem ser fatais, se acometer aorta, pode comprometer as artérias renais levando à insuficiência renal, comprometer a irrigação genital, levando à impotência, obstruir as carótidas aumentando o risco de acidentes vasculares cerebrais.
A qualidade de vida fica severamente comprometida quando o paciente tem doença arterial periférica e vale todos os esforços para sua prevenção e tratamento. 

Um comentário:

  1. A foto é assustadora , mas muito bem colocada, para que os fumantes vejam quantos males o cigarro pode causar! É um alerta para que fique entendido: FUMAR NÃO TRAZ NENHUM BENEFÍCIO, destrói o corpo e a alma. PARE ENQUANTO É TEMPO. Obrigado Dr.Alex. Élcio Santiago

    ResponderExcluir