sexta-feira, 31 de maio de 2013

Hepatites


            Começarei uma série hoje falando sobre uma doença muito comum que afeta o mundo inteiro, a hepatite. Como o nome define, as hepatites são inflamações do fígado que podem comprometer mais ou menos seu funcionamento e de forma transitória ou permanente. Elas podem ser infecciosas, medicamentosas, por intoxicação de substâncias não medicamentosas e mais raramente, por doenças autoimunes (doenças nas quais o corpo produz anticorpos contra estruturas próprias).  Na maioria dos casos, ela é infecciosa, causada por vírus, e é delas que vamos falar principalmente. No primeiro texto, falaremos sobre a mais comum delas que é a hepatite A.
            A hepatite A é causada por um vírus transmitido por ingestão de água e alimentos contaminados pelo vírus. Como o indivíduo infectado elimina o vírus nas fezes, é uma doença extremamente relacionada  a cuidados de higiene e saneamento básico. Por isso também, é o tipo de hepatite mais comum e também normalmente a mais benigna.
            Os sintomas normalmente são:

Sintomas virais inespecíficos como febre e dor no corpo
Nenhum sintoma
Fraqueza
Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos)
Coloração escura da urina
Dor abdominal

Consegue-se prevenir o contágio da hepatite A com cuidados simples como lavagem rigorosa das mãos após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos (principalmente os crus), lavagem rigorosa desses alimentos, evitar ingestão de água não potável e, no Brasil, é extremamente comum surtos de hepatite após inundações já que temos contaminação de reservatórios de água limpa por água suja que transborda de galerias de esgoto.
O tratamento usualmente é apenas sintomático e a hepatite A é autolimitada. Em poucos dias os sintomas desaparecem sem deixar sequelas. Existe uma forma rara de hepatite A fulminante, grave, que cursa com insuficiência hepática grave, mas como dito, é raro.

            Se cuidem!

2 comentários:

  1. Boa noite Dr.Alex. Várias pessoas da minha família contraíram Hepatite A após idas à praia. Essas pessoas adquiriram a doença em épocas e praias diferentes. Isso poderia ter acontecido por situações de esgoto lançado ao mar ou a alimentação ingerida em barracas à beira-mar? Obrigada! Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas as situações Letícia, mas a recorrência do contágio lança muitas dúvidas sobre as condições de higiene e de saneamento do local.
      Obrigado!

      Excluir