quinta-feira, 23 de maio de 2013

Isquemia

        
             Baseado no último texto sobre cintilografia, venho falar sobre o que a cintilografia melhor detecta que é a presença de ISQUEMIA     no coração. A pergunta óbvia depois é: o que é isquemia?
            Isquemia é quando uma determinada área ou órgão entra em falta de oxigênio. Enquanto ela for reversível é isquemia, quando as células morrem diz-se infarto. O termo é muito comumente usado para o coração e o cérebro porém qualquer área pode ser vitima de isquemia e infarto. Exemplos são vários como áreas do intestino infartadas por oclusão de artérias mesentéricas, infartos renais por oclusão das artérias renais, infartos pulmonares e etc.
            No dia a dia, quando uma pessoa diz que teve uma isquemia, normalmente ele está falando sobre coração ou cérebro e, normalmente, enquanto é isquemia, é reversível porém depois de virar infarto (morte das células por falta de oxigênio), não tem mais como retornar. O infarto cerebral é mais conhecido como acidente vascular cerebral isquêmico, o AVC.
            No coração, quando um teste ergométrico, ou uma cintilografia detecta isquemia no coração, normalmente estamos diante de um quadro reversível, tratável de doença coronariana que, se não adequadamente tratada, pode levar o paciente ao infarto.

            Devemos sempre lembrar que mais importante que diagnosticar tais doenças, a prevenção é o meio mais fácil, barato e seguro de se evitar mortes. Controlemos nossos fatores de risco (pressão arterial, colesterol, glicose, sedentarismo), dizer um não definitivo ao cigarro e às gorduras nocivas e por certo cada vez menos doentes do coração teremos. 

2 comentários:

  1. Excelentes informações sobre ISQUEMIA e CINTILOGRAFIA! Normalmente apenas fazemos os exames solicitados, totalmente distantes do que o médico quer ver. Um abraço, Élcio Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez Élcio.
      Sempre à disposição para qualquer dúvida.


      Excluir