sábado, 11 de maio de 2013

Próstata


            A próstata é uma glândula que só existe nos homens que fabrica um líquido que faz parte da composição do sêmen. Nos homens jovens ela é aproximadamente do tamanho de uma noz e, gradualmente, vai crescendo com a idade. Quando cresce demais, ela pode causar problemas.
            A uretra, ducto que leva a urina da bexiga para o exterior durante a micção, passa no meio da próstata e, conforme o crescimento, a próstata pode estrangular a uretra no seu interior. Dessa forma surgem os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), quadro comum dos homens na terceira idade.
            Os sintomas podem ser:
·         Urina com jato fraco e lento
·         Incapacidade de esvaziar a bexiga
·         Vontade de urinar frequente (principalmente à noite)
  Nos casos mais severos, a obstrução pode ser intensa que pode provocar incapacidade de urinar, uma condição muito dolorosa chamada comumente de bexigoma (uma bexiga muito cheia, muito dura que não consegue se esvaziar) e insuficiência renal.
  O diagnóstico é feito pelo urologista e, nos casos mais leves, é tratado com medicação. Se evoluir para um tamanho maior com uma obstrução mais severa, a retirada cirúrgica da próstata é necessária.
  Todo homem, principalmente após os 40 anos,  deve vigiar sua próstata assim como toda mulher deve vigiar as mamas e o colo do útero. As patologias são frequentes e tratáveis se detectadas precocemente.
       Fale com seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário