terça-feira, 30 de abril de 2013

Tumor cardíaco - mixoma atrial





           Existem alguns tumores que são originários do coração. Tumores que são primários do coração são raros e, desses, o mais comum é o mixoma atrial. É um tumor benigno que nasce dentro do átrio esquerdo ou direito (o coração tem 2 átrios e 2 ventrículos) sendo que 75% deles ocorrem no átrio esquerdo.
            Os mixomas podem dar sintomas a qualquer tempo, podem estar associados a arritmias e danos nas válvulas cardíacas e pode haver sintomas relacionados à posição do corpo. Os sintomas podem ser:

Dificuldade em respirar quando deitado
Dificuldade em respirar quando dorme
Dor ou aperto no peito
Tontura
Desmaio
Sensação de sentir o seu batimento cardíaco (palpitações)
Falta de ar com a atividade

Deve se estar atento que estes sintomas não são específicos do mixoma atrial. Várias condições cardiológicas podem causar tais sintomas e um sopro cardíaco também pode ser ouvido.  O diagnóstico é confirmado através de exames de imagem como ecocardiograma com doppler, ressonância magnética do coração e tomografia e, feito o diagnóstico, o tratamento deve ser proposto. A cirurgia de retirada do tumor é o tratamento e, por vezes, também pode ser necessária a troca da válvula. O tumor pode crescer de novo se não for tirado todo o tecido do tumor.
Embora seja um tumor benigno, o mixoma atrial pode causar complicações que podem ser fatais. Ele pode causar embolia (coágulos sanguíneos ou  pedaços do próprio tumor que vão causar obstruções na circulação), arritmias cardíacas  e bloqueios do fluxo dentro do coração e nas válvulas. Como sempre, quanto antes o diagnóstico e cirurgia, melhor para o paciente. 

sábado, 27 de abril de 2013

Vitamina B12




         A vitamina B12 é uma importante vitamina que pode ser decisiva para determinação da qualidade de vida do indivíduo. Em idosos, a carência de vitamina B12 está associada não só a clássica anemia como também a alterações neurológicas e comportamentais como depressão, dificuldade de raciocínio e demência.
         O corpo humano não é capaz de fabricar vitamina B12 e portanto depende exclusivamente do que ingere para obtê-la. A imensa maioria dos casos de carência de vitamina B12 está relacionada e ingestão inadequada de alimentos ricos nesta vitamina. Porém existem algumas outras condições que podem causar deficiência e que devem ser cogitadas como:
·        Insuficiência renal
·        Hipotireoidismo
·        Cirurgias que removem parte do estômago ou o retiram
·        Alcoolismo
·        Doença de Crohn
·        Doença celíaca
·        Medicamentos antiácidos por tempo prolongado
        
        Os sintomas podem ser ausentes, leves ou mais severos e podem incluir:

·        Palidez
·        Diarreia ou constipação
·        Fadiga
·        Dificuldade de concentração
·        Língua grande e vermelha
·        Confusão mental
·        Demência
·        Dormência e formigamento de mãos e pés

Faz parte da avaliação, principalmente do paciente idoso, a dosagem de vitamina B12 e, caso existe alguma deficiência, esta é facilmente reposta com suplementos de vitamina B12 amplamente disponíveis no mercado.  

Doença de Parkinson



         A doença de Parkinson é um tipo de desordem motora que acontece quando células nervosas do cérebro não produzem uma substância química chamada dopamina. Às vezes é genética mas na maioria dos casos não parece ter ocorrências familiares.
         Os sintomas começam gradualmente, às vezes em um lado do corpo, depois os dois lados  e incluem:

·           Tremor das mãos, braços, pernas, mandíbula e face.
·           Rigidez dos braços, pernas e tronco
·           Lentidão de movimentos
·           Perda de coordenação e equilíbrio
·           Face sem expressão
·           Lentidão para piscar os olhos
·    Disautonomia (problemas em controlar pressão arterial e frequência cardíaca quando de mudança de posição ou muito tempo em pé)
·           Piora do controle da temperatura corporal

À medida que os sintomas pioram as pessoas acometidas podem ter problemas para caminhar, conversar e realizar tarefas simples e podem estar associados problemas como depressão, problemas de sono, de mastigação, deglutição e fala. Nas fases avançadas podem vir a demência, as síncopes (perdas de consciência) e alucinações.
         Não existe um teste laboratorial para doença de Parkinson, o diagnóstico é clínico e pode ser difícil muitas vezes. Normalmente os sintomas aparecem por volta de 60 anos mas podem aparecer antes e existe mais raramente a forma em jovens. Não há cura, mas o tratamento adequado consegue lentificar a progressão e melhorar bastante os sintomas.
         Cirurgia e estimulação cerebral profunda podem ajudam nos casos mais severos. Eletrodos são implantados cirurgicamente no cérebro para estimular as áreas que controlam os movimentos.  
         Existem grupos de apoio, de orientação e suporta para os acometidos e seus familiares. Isso é importante para que exista a total compreensão por parte do paciente e de quem o cerca. Como sempre, a informação é fundamental.

domingo, 21 de abril de 2013

Envelhecimento Masculino - deficiência de testosterona




            A deficiência de testosterona no homem é um distúrbio que impacta diretamente na saúde e na qualidade de vida masculina. O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM)  deve ser tratado pelo urologista para que o homem tenha um envelhecimento mais saudável e com mais qualidade.
            Além de problemas que atacam a qualidade de vida como falta de libido e disfunção erétil, o deficiência de testosterona também pode ter impactos significativos na saúde do indivíduo. Está ligada a diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol alto. Os principais sintomas são:

·         Diminuição da libido(que é o desejo sexual)
·         Disfunção sexual erétil(impotência)
·         Infertilidade do casal
·         Diminuição do testículo
·         Diminuição da massa muscular
·         Diminuição da resistência física levando a fadiga
·         Diminuição da memória
·         Alterações na distribuição da gordura pelo corpo
·         Osteoporose
·         Diminuição da concentração
·         Depressão
·         Perda de pelos pubianos e axilares
·         Ginecomastia(aumento do tamanho dos mamilos)
·         Irritabilidade
·         Apatia

            O tratamento consiste na reposição de testosterona. Num texto anterior, sobre anabolizantes esteroides, já havia falado sobre os riscos do uso de testosterona e seus análogos em pessoas  jovens e sem indicação com o objetivo de ganho de massa muscular. Porém existe a reposição do hormônio com indicação médica em homens com deficiência. Os níveis sanguíneos de testosterona devem ser dosados e, à partir daí, proposto o tratamento que é normalmente  muito bem tolerado embora existam contra-indicações como: câncer de mama no homem, sintomas urinários graves, apneia do sono grave e câncer de próstata não tratado. Não existe limite de idade e o acompanhamento com urologista deve ser rigoroso.
            Fale com seu médico! 

sábado, 13 de abril de 2013

Vasectomia



    Vasectomia é um procedimento cirúrgico que visa o controle de natalidade, é uma forma de tornar o homem infértil. É um procedimento simples, de duração de alguns minutos, que deixa o esperma sem espermatozóides tornando assim impossível a fecundação.
            Na vasectomia, o urologista faz uma pequena incisão na bolsa escrotal e após identificar, corta uma estrutura chamada ducto deferente. Essa estrutura é responsável por levar os espermatozoides do testículo para a uretra para serem lançados na ejaculação. Após a realização da vasectomia, a ejaculação acontece normalmente, mas sem a presença de espermatozoides.
            Após a vasectomia, não existe prejuízo na potência sexual masculina, as relações sexuais ocorrem normalmente. Vale ressaltar que a segurança de estar sem espermatozóides só ocorre após 20 a 30 ejaculaões pois ainda podem existir espermatozoides remanescentes. Em casos raros, o ducto deferente pode crescer de novo e a cirurgia se perder. Então segurança mesmo só após um espermograma solicitado pelo urologista mostrando ausência de espermatozoides no sêmen.
      Importante ressalva, a vasectomia NÃO interfere na transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O sexo seguro com uso de preservativo continua sendo importante para evitar a propagação delas. 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cirurgia Bariátrica



          Procedimento realizado cada vez mais para o tratamento da obesidade, a cirurgia bariátrica tem encontrado cada vez mais suporte das sociedades médicas para sua realização. Está indicada para o tratamento da obesidade classe III (obesidade mórbida com IMC acima de 40) quando as alternativas não cirúrgicas para tratá-la foram esgotadas e infrutíferas.
            O procedimento visa reduzir o tamanho do estômago limitando a quantidade de comida que pode ser ingerida, forçando uma restrição alimentar com consequente emagrecimento. É uma alternativa normalmente eficaz de perda de peso e é comum a perdas vultuosas de peso porém, como todo e qualquer procedimento cirúrgico, não é isento de riscos e complicações. O paciente pode ter infecções, hérnias, evoluir com desnutrição e sofrer tromboses. Porém com a evolução técnica do procedimento, vem ficando cada vez mais seguro.
 A principal coisa que quem vai se submeter a cirurgia bariátrica deve ter em mente é que esse não é um procedimento definitivo e que ficará livre da obesidade para sempre. Embora a perda de peso inicial quase sempre ocorra, se o paciente não aproveitar o ensejo e promover uma modificação importante nos hábitos alimentares e de vida em geral, nada impede que ele volte a ganhar peso. O organismo pode se adaptar com a limitação de ingesta e o paciente conseguir "burlar" a cirurgia comendo pequenas quantidades de coisas muito calóricas em várias vezes e com isso, voltar a ganhar peso.
           Nos dias atuais, as sociedades de cardiologia e endocrinologia tem aceito cada vez mais a cirurgia bariátrica como opção no tratamento da hipertensão, diabetes, dislipidemias (distúrbios do colesterol e triglicerídeos) quando estes acompanham o paciente obeso. Muitas vezes conseguindo reduzir ou até eliminar a necessidade de medicação para estes problemas. Vale lembrar também que muitos problemas ortopédicos limitantes são bastante amenizados ou resolvidos com a perda de peso, o que deve ser um estimulante para o paciente seguir uma vida mais saudável com atividade física muitas vezes impossível com o peso muito elevado.
               O paciente deve ponderar também, que grandes perdas de peso normalmente faz com que se acumulem excessos de pele que só podem ser retirados por cirurgias plásticas corretivas. Converse com seu médico.